Blog

Não busque no outro o amor que só você pode se dar

by in Blog

É muito comum ouvirmos entre os nossos familiares, amigos ou mesmo no ambiente de trabalho que precisamos ter de alguém uma determinada ação ou aprovação para nos sentirmos encorajados, ou chegamos ao extremo de sempre cobrar dos outros o que podemos e devemos fazer por nós mesmos.

Há quem passe toda uma existência queixando o fato de um parente ou amigo não ter feito determinada coisa, não ter tratado a pessoa de uma certa maneira, não ter amado como ela desejava, não ter respeitado, entendido, ajudado, confiado, amparado, etc.

Perdemos tempo e vida remoendo estas insatisfações de cobrança que atribuímos ao outro nos dever por assim acharmos sem avaliar que enquanto esperamos dos outros atitudes que cabe a nós termos, geramos grandes expectativas, sofrimentos e a decepção quase sempre é dolorosa.

Ninguém na verdade não pode nos dá nada se já não o tivermos em nós.

Parece complicado não é verdade?

Quando cobramos do outro amor, por exemplo, por mais que este nos encha dele, continuaremos a nos sentir carentes e vamos estar querendo mais e nos tornando dependentes daquele amor que vem de fora, não que ele seja ruim ou não deva existir, mais sim por buscar no outro o que só nós podemos nos dar. Se não nos amamos, não sentimos respeito por nós mesmos, não nos amparamos, nem cuidamos e não nos aceitamos. Não temos de cobrar tais atitudes de ninguém, pois só nós podemos e devemos nos dar. Sendo assim, o que recebemos dos outros são bônus.

Se não passamos para o outro a responsabilidade de ações ou sentimentos que cabe exclusivamente a nós, está aqui uma grande prova do nosso amadurecimento emocional. Isso nos fortalece diante de qualquer situação, pois saímos da condição de coitados e cobradores, assumimos a responsabilidade por nossos atos e cuidados de nós mesmos sem transferir responsabilidades. Sempre que nos encontrarmos cobrando de alguém o que sentimos falta, é porque não estamos nos dando o solicitado.

About
Luciana Ribeiro – Consultório de Psicologia é um espaço de psicoterapia associado a rede PsicoMed, dedicado a você, às suas necessidades, e aos seus objetivos. Experiência em hospital e consultório privado com crianças, jovens, adultos e idosos.
    Fale via whatsApp
    Enviar mensagem
    Cart