Transtornos relacionados a trauma e a estresse

Psicólogo em Americana Psicóloga em Americana

Os transtornos relacionados a trauma e a estresse resultam da exposição a um evento traumático ou estressante. Os transtornos específicos incluem o transtorno de estresse agudo e o transtorno de estresse pós-traumático. Estes transtornos causam sintomas semelhantes, mas diferem na sua duração. O transtorno de estresse agudo normalmente tem início imediatamente depois do evento e dura de três dias a um mês. O transtorno de estresse pós-traumático dura mais de um mês. Ele pode vir a se desenvolver como uma continuação do transtorno de estresse agudo ou desenvolver-se separadamente até seis meses após o evento.
  • Doenças graves, acidentes de carro, assaltos, sequestros, agressão sexual, tentativas de homicídio, assassinatos e torturas são alguns dos eventos que podem levar ao quadro de TEPT. Os sintomas de TEPT envolvem quatro tipos de características principais: revivência, esquiva, alterações negativas na cognição e no humor e excitação aumentada.
  • A revivência caracteriza-se por recordações intrusivas (que surgem “do nada”), pesadelos e devaneios sobre o trauma sofrido. Diante dessas lembranças, pode ocorrer intensa reação emocional (como medo, tristeza, nojo) e fisiológica (como aumento dos batimentos cardíacos, tremores, crise de choro, respiração ofegante).
Diversas situações relacionadas ao trauma podem eliciar tais memórias, sendo alguns estímulos óbvios – como ouvir um forte barulho que relembra o acidente de carro ou passar pela rua em que foi assaltado e outros não tão claros – como locais que aparentemente não tenham nenhuma relação com o trauma, mas que transmitem sensações semelhantes às experimentadas na situação. A evitação de situações relacionadas ao trauma dá-se como uma tentativa do indivíduo em distanciar-se física e psicologicamente do ocorrido. Assim, fim de protegerem-se da dor de relembram o evento traumático, as vítimas, muitas vezes, deixam de ir a determinados locais, o que podem limitar suas vidas. De forma semelhante, esses sujeitos passam a desenvolver sensações de distanciamento emocional e anestesiamento, visto que são meios de eliminar sentimentos aversivos relacionados às memórias intrusivas. Por essa razão, sobreviventes de traumas relatam dificuldade em sentir emoção, o que interfere na qualidade dos relacionamentos interpessoais e no seu bem-estar. Outra característica observada em quadros de TEPT é a excitabilidade aumentada. O indivíduo passa a ficar em estado constante de “luta ou fuga” – a forma como seu corpo respondeu durante o evento traumático. Durante a situação de perigo, essa reação é adaptativa; porém, em condições normais, a excitabilidade atrapalha o funcionamento diário e leva à exaustão.

Tratamento

Tratamento da causa, caso seja adequado
  • Psicoterapia
O estabelecimento de um diagnóstico preciso é importante, uma vez que os tratamentos diferem com a gravidade e outros  transtornos que devem ser diferenciados da ansiedade que ocorre em muitos outros transtornos de saúde mental, que envolvem diferentes abordagens de tratamento.

Serviços

Como iremos lhe ajudar!

Referência Especializada em Saúde Emocional e Psicológica

Possibilitamos um serviço de atendimento psicológico especializado de modo simples e prático.

  • Atendemos particular e oferecemos descontos para clientes de convênios.
  • Compreenda melhor de que forma e como podemos lhe ajudar.
Vamos ter uma conversa transformadora!
Qual período têm disponibilidade?
ESPECIALIDADES

Especialidades

    Fale via whatsApp
    Enviar mensagem
    Cart