Blog

Empoderamento materno: você sabe o que é?

by in Blog

Empoderamento materno: você sabe o que é?

De uns tempos para cá, quando o assunto é maternidade ou feminismo, uma palavra que vem sendo comentada com frequência é empoderamento. Percebemos que apesar de lermos muito essa palavra por aí, muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre o que o termo significa e como ele é empregado no universo materno. Mas, afinal, você sabe o que é empoderamento? E o empoderamento materno?

De acordo com a definição do dicionário, empoderamento é “conceder ou conseguir poder; obter mais poder; tornar-se ainda mais poderoso”. No formato figurado, a definição do termo é explicada da seguinte forma: “passar a ter domínio sobre sua própria vida; dar ou atribuir poder a: ela luta para empoderar as minorias; empoderou-se de coragem e seguiu em frente”.

De acordo com a psicóloga, o importante no empoderamento é a mulher tomar a SUA decisão e sair do ciclo de viver como a maioria vive, sem se questionar se é aquilo que realmente deseja e precisa. Resumindo, o importante é essa mulher se sentir protagonista e detentora de suas decisões, independentemente de quais sejam.

 

Dica #01

Nunca tome decisões baseadas na opinião de uma única pessoa. Isso diz respeito a tudo, até mesmo com relação a opiniões médicas. Pode ser difícil de acreditar, mas os médicos não sabem de tudo. Aprenda que todos terão uma opinião e uma vivência e que não necessariamente o que deu certo para outras pessoas dará para você. Então, antes de tomar decisões importantes, escute os palpites de quem está próximo (e estes certamente virão); escute o médico, caso seja algo de sua competência; consulte outras pessoas que já passaram pela mesma situação; leia livros confiáveis sobre o assunto; e por fim tome a SUA decisão. Se for a decisão errada, sem problemas, você terá outra oportunidade de acertar.

 

Dica #02

Não tente se encaixar nos “pacotes de maternidade” que encontramos por aí. A melhor coisa que aconteceu na minha vida foi quando eu percebi que não existia o certo e o errado; e sim o que cabe naquele momento, com aquele conhecimento e maturidade. Ao longo de 4 anos como mãe, já participei das mais variadas “tribos” e já mordi muito a minha língua com decisões bem contraditórias de uma maternidade para a outra. Ao fim, percebi que eu não precisava me encaixar em nada para ser uma ótima mãe; e sim me conectar com os meus filhos e comigo mesma para saber o que é condizente com a minha realidade.

 

Dica #03

O autoconhecimento faz uma diferença enorme para que você seja uma pessoa realmente empoderada. Saber quem é você; o que faz sentido ou não para si; como sua história de vida impacta nas suas decisões; quais seus valores; qual o seu propósito de vida; que sonhos você cultiva; para onde você caminha; dentre tantas outras descobertas que só nós temos a resposta é o que fará com que você realmente seja protagonista da sua história e tome decisões conscientes e seguras.

(Fonte: http://www.bloggraodegente.com.br)

About
Luciana Ribeiro – Consultório de Psicologia é um espaço de psicoterapia associado a rede PsicoMed, dedicado a você, às suas necessidades, e aos seus objetivos. Experiência em hospital e consultório privado com crianças, jovens, adultos e idosos.
    Fale via whatsApp
    Enviar mensagem
    Cart